4.7 Diferença da remuneração das mulheres por grande área do conhecimento

As diferenças percentuais na remuneração das mulheres mestres ou doutoras são geralmente maiores nas grandes áreas do conhecimento que são mais bem remuneradas.

No ano de 2017, não havia grande área do conhecimento na qual as mulheres mestres ou doutoras recebiam remuneração mensal média igual ou superior à dos homens (gráfico 4.9). As duas grandes áreas nas quais era menor a diferença de remuneração entre homens e mulheres – Linguística, letras e artes e Ciências humanas – estão entre as grandes áreas que apresentaram as mais baixas remunerações mensais médias de mestres e doutores, como visto em seção anterior. Ciências agrárias, Ciências sociais aplicadas e Engenharias, que são as grandes áreas com as mais elevadas remunerações mensais médias de mestres e de doutores em geral, também são as grandes áreas nas quais as remunerações de mulheres mestres ou doutoras apresentam as maiores defasagens em relação às remunerações de seus pares que são homens.

Diferença entre a remuneração mensal média de mulheres em relação à dos homens por grande área do conhecimento, 2017 (%)
© 2019-2021 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos