4.1 Participação de mulheres entre os titulados

Entre os titulados em programas de mestrado nos anos mais recentes, o número de mulheres foi cerca de 25% maior que o de homens. Nos programas de doutorado, o número de mulheres foi cerca de 19% maior.

As mulheres são maioria entre os titulados nos programas de mestrado brasileiros desde o ano de 1997. No ano de 2003 elas passaram a ser maioria entre os titulados no doutorado (gráfico 4.1). Apesar da ocorrência de alguns poucos anos de inflexão, as curvas que representam a proporção de mulheres tituladas em programas de mestrado e doutorado apresentam, em linhas gerais, uma tendência de crescimento desde o início da série. Contudo, tais curvas passaram a apresentar uma nítida tendência de estabilização ao longo dos últimos 4 ou 5 anos. A proporção de mulheres entre os indivíduos que receberam títulos de mestrado está mais ou menos estabilizada entorno de 55% e a das que receberam títulos de doutorado na vizinhança de 54%.

Proporção de mulheres e homens entre os titulados, 1996-2017 (%)

A predominância de mulheres entre os titulados em programas de mestrado no ano de 2017 também ocorre na maioria dos países para os quais foi possível obter dados. A proporção brasileira encontra-se na média desses países, como pode ser verificado no gráfico 4.2. No caso do doutorado, em poucos países as mulheres são maioria e o Brasil está entre os países líderes na proporção majoritária das mulheres entre os titulados (gráfico 4.2).

O Brasil é destaque entre países com maiores proporções de mulheres entre os titulados em programas de doutorado.

Gráfico 4.2
Proporção de mulheres e homens entre os titulados, 1996-2017 (%)
© 2019-2021 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos