2.3 Emprego por áreas do conhecimento

Tanto em 2009, como em 2017, as taxas de emprego formal mais elevadas ocorreram na grande área Multidisciplinar, no caso dos mestres, e na de Ciências sociais aplicadas, no caso dos doutores.

No período 2009-2017, a grande área de Ciências exatas e da terra foi a única cuja taxa de emprego formal de mestres permaneceu praticamente estável (gráfico 2.5). As demais grandes áreas do conhecimento apresentaram redução nas suas taxas de emprego formal. A diminuição da taxa de emprego formal de mestres, em pontos percentuais, foi mais expressiva nas grandes áreas do conhecimento Ciências sociais aplicadas (-7,9), Engenharias (-5,7) e Ciências agrárias (-4,4).

Para os doutores, a taxa de emprego formal aumentou em duas grandes áreas do conhecimento, ciências exatas e da terra e multidisciplinar; e diminuiu nas demais. A redução da taxa de emprego formal, em pontos percentuais, foi mais expressiva nas grandes áreas do conhecimento Ciências da saúde (-4,8), Ciências biológicas (-3,6), Ciências sociais aplicadas (-3,9) e Ciências agrárias (-3,1).

Taxa de emprego formal por grande área do conhecimento, 2009 e 2017

A grande área do conhecimento Multidisciplinar é composta por cinco áreas do conhecimento: Ensino; Ciências ambientais; Biotecnologia; Materiais; e Interdisciplinar2. A área do conhecimento Ensino é aquela que apresenta as taxas de emprego formal mais elevadas. Em 2017, a taxa de emprego formal de mestres nessa área foi de 84,1%, enquanto que a média de toda a grande área Multidisciplinar foi de 68,7%. No caso de doutores, tais taxas foram respectivamente de 88,9% e 74,7%. (Gráfico 2.6)

2 A área de conhecimento Ensino contempla uma única subárea Ensino de ciências e Matemática. A área de conhecimento Interdisciplinar contempla as seguintes subáreas: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia, tecnologia, gestão; e Saúde e biológicas. Informação disponível no sítio: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao
Taxa de emprego formal de titulados na grande área do conhecimento Multidisciplinar e em suas áreas do conhecimento, 2017
© 2019-2021 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos