6.3 Remuneração por conceito do programa

Doutores que titularam nos programas mais bem avaliados pela Capes não eram os mais bem remunerados em 2017. No caso dos doutores, os titulados nos programas mais bem avaliados (conceito 7) eram, na média, os de mais baixa remuneração, enquanto que os que possuíam a mais baixa avaliação (conceito 3) eram os de mais elevada remuneração.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) avalia periodicamente a qualidade dos programas de pós-graduação. Programas que recebem conceitos 1 e 2 nessa avaliação são penalizados com a perda de bolsas e o impedimento de receberem novas matrículas. Tais programas precisam se reestruturar ou fundir com outros programas, que possuam melhores conceitos ou podem, ainda, entrar em processo de extinção. A estes últimos é atribuído o conceito 0. Os conceitos dos programas de pós-graduação credenciados podem variar entre 3 e 7, sendo 7 o melhor conceito.

Nesse estudo, é analisada a relação entre a remuneração mensal média de mestres e de doutores e os conceitos dos programas nos quais os seus títulos foram obtidos (Gráfico 6.3). Existem diferenças nas remunerações médias de mestres e de doutores em função dos diferentes conceitos recebidos pelos programas de pós-graduação nos quais eles obtiveram seus títulos, mas tais diferenças não são elevadas. Os mestres que, em 2017, recebiam a mais elevada remuneração média eram os que se titularam em programas conceito 6. Por sua vez, os que recebiam a mais baixa remuneração eram os titulados em programas conceito 4. Os primeiros recebiam 16% a mais que os segundos. Os doutores que naquele mesmo ano recebiam a mais alta remuneração eram os que se titularam em programas conceito 3. Por outro lado, os que recebiam a menor remuneração eram os titulados em programas conceito 7. O primeiro grupo de doutores recebia 11% a mais que o segundo.

É provável que a explicação para a falta de uma correlação mais direta entre a qualidade dos programas de pós-graduação e as remunerações médias de seus titulados esteja associada às diferenças de remuneração por área do conhecimento. Esse fato merece ser objeto de investigação específica, mas vale a pena adiantar aqui uma indicação que aponta na direção da hipótese sugerida. A grande área do conhecimento Ciências sociais aplicadas apresenta a mais elevada remuneração mensal média de mestres e de doutores. Essa grande área titulou apenas 4% dos mestres e 5% dos doutores em programas conceito 7 no ano de 2017.

Remuneração mensal média por conceito recebido na avaliação da CAPES pelos programas nos quais os mestres ou doutores titularam, 2017
© 2019-2021 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos