1.6 Titulação por grandes áreas do conhecimento

Cresceu muito o número de títulos de mestrado e de doutorado concedidos em cada uma das grandes áreas do conhecimento, mas houve uma enorme expansão da grande área multidisciplinar.

A evolução do número de títulos concedidos por grandes áreas do conhecimento entre 1996 e 2017 foi marcada pela emergência e expansão da grande área multidisciplinar (gráfico 1.8).

Os números de mestres e de doutores titulados na grande área multidisciplinar foram irrelevantes no ano de 1996, mas tal grande área chegou a ser responsável por 14% dos mestres e 9% dos doutores titulados no ano de 2017. O número de titulados em todas as grandes áreas cresceu significativamente no período, mas a expansão da grande área multidisciplinar foi um dos fatores mais importantes para influenciar a redistribuição proporcional dos titulados entre as demais grandes áreas.

A análise da participação das demais grandes áreas no total de títulos de mestrado e de doutorado concedidos no período 1996-2017 deve ser feita tendo-se em conta os possíveis impactos do crescimento excepcional da grande área multidisciplinar, que pode ter incorporado programas que, na ausência dessa categoria abrangente, poderiam ter sido classificados em outras grandes áreas do conhecimento. Além da multidisciplinar, apenas a grande área das ciências sociais aplicadas ampliou significativamente sua participação no número de títulos de mestrado no período 1996 e 2017. As demais grandes áreas perderam participação relativa na titulação de mestres, com a exceção da grande área das ciências da saúde que ganhou menos de 1 ponto percentual.

Na titulação de doutores, além da multidisciplinar, as grandes áreas de Linguística, letras e artes; Ciências sociais aplicadas; Ciências agrárias e Ciências humanas aumentaram suas participações.

Tanto na titulação de mestres quanto na de doutores, as Ciências biológicas; as Ciências exatas e da terra; e as Engenharias apresentaram reduções significativas nas suas participações relativas no número total de títulos.

A redução e os ganhos de participação das grandes áreas na titulação estão provavelmente relacionados com a maturidade da pós-graduação nas respectivas áreas.

Proporção de títulos por grande área do conhecimento, 1996-2017 (%)
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